A pesquisa “Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023”, divulgada pelo Serasa, revelou que 59% das dívidas de cartão de crédito dos brasileiros têm origem em compras realizadas em supermercados. O levantamento ainda apontou que as aquisições de produtos como roupas, calçados e eletrodomésticos respondem por 46% das dívidas, seguidas por gastos com remédios e tratamentos médicos, representando 37% do endividamento. Segundo o estudo, as dívidas de cartão de crédito afetam 55% dos brasileiros endividados em 2023, um aumento de 2 pontos percentuais em relação aos anos anteriores.
Antes da pandemia, esse índice era ainda mais elevado, atingindo 76% em 2018 e 71% em 2019. A Serasa destaca que a retomada da rotina fora de casa tem impulsionado os gastos com cartão de crédito.
A pesquisa também revela que, apesar das dificuldades econômicas, os brasileiros mantêm a esperança de honrar suas dívidas. O Índice de Esperança dos Endividados cresceu 4 pontos percentuais em relação ao ano anterior. O estudo, realizado em parceria com o Instituto Opinion Box, ouviu 11.541 pessoas maiores de 18 anos de todas as regiões do país, sendo 52% homens e 48% mulheres, durante o mês de outubro.