O senador Jaques Wagner (PT-BA) comunicou nesta quarta-feira (24) que deixará o cargo de líder do governo no Senado Federal. A decisão, anunciada em suas redes sociais, foi tomada em conjunto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após um encontro realizado no Palácio da Alvorada.
Em sua declaração, Wagner explicou que sua prioridade atual é dedicar-se à sua defesa pessoal, buscando provar sua inocência em investigações em curso. Além disso, ele afirmou que se empenhará na campanha pela reeleição do presidente Lula, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e em sua própria candidatura ao Senado, ao lado de Rui Costa. “Juntos, com humildade e muito trabalho, renovaremos nosso compromisso com o projeto coletivo que vem mudando a Bahia e o Brasil”, declarou o senador.
A saída de Wagner da liderança ocorre após uma operação da Polícia Federal, em 18 de junho, que realizou buscas em suas residências em Brasília e Salvador. As investigações apuram supostas vantagens recebidas pelo senador do banqueiro Augusto Ferreira Lima, ex-sócio do Banco Master. O senador nega veementemente as acusações, declarando-se “absolutamente tranquilo” em relação às apurações em entrevista concedida no mesmo dia da operação.

