O Boi Caprichoso sagrou-se campeão do 57º Festival Folclórico de Parintins, apresentando o tema “Cultura – O Triunfo do Povo”. O Touro Negro encantou o público e garantiu o 26º título de sua história.
A apuração dos votos ocorreu na tarde desta segunda-feira (1º), no Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo, o palco onde os bumbás se enfrentam anualmente.
Noite de Temáticas
Na primeira noite do festival, realizada no dia 28, o Boi Caprichoso apresentou o “Triunfo do Povo”, destacando as culturas plantadas, nascidas e sustentadas na Amazônia Brasileira. A apresentação celebrou a união de negros, indígenas, ribeirinhos, e mestres da cultura popular local.
Na segunda noite, no dia 29, o Boi Caprichoso abordou a “tradição” como tema central, destacando as tradições que mantêm viva a essência do bumbá.
Encerrando sua participação no festival, o Boi Caprichoso trouxe ao Bumbódromo a temática “Saberes: o reflorestar das consciências”, exaltando a ancestralidade e os conhecimentos milenares.
O Festival
A histórica disputa entre o Boi Garantido (vermelho) e o Boi Caprichoso (azul) é realizada há 57 edições no Bumbódromo, em Parintins, a chamada “Ilha da Magia”, localizada a 369 km de Manaus.
Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, o Festival Folclórico de Parintins acontece no Bumbódromo, que tem capacidade para 35 mil espectadores e recebe anualmente milhares de turistas do Brasil e do mundo.
Durante o festival, a população de Parintins, que tem pouco mais de 115 mil habitantes, vê sua ilha duplicar em número de visitantes, conforme informações dos órgãos estaduais.