No último domingo, uma passageira foi presa no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte após agredir fisicamente e ofender com injúrias raciais um funcionário da Azul Linhas Aéreas. Identificada como Luana Otoni de Paula, a passageira, que é advogada, chegou ao aeroporto já embriagada, de acordo com relatos de outros passageiros presentes na sala VIP. “Ela já chegou alterada, bebeu mais na sala e estava falando alto no telefone, inclusive xingando quem estava do outro lado da linha”, relataram testemunhas.
Ao se aproximar do horário de seu voo, Luana dirigiu-se ao portão de embarque, mas acabou caindo ao descer pela ponte de acesso à aeronave. Tripulantes da Azul, notando o forte cheiro de álcool, pediram que ela não embarcasse, seguindo as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A decisão foi reforçada pelo comandante do voo, que determinou que ela não poderia seguir viagem.
Revoltada, a passageira iniciou uma série de ofensas contra a tripulação. A situação se agravou com a chegada do Gerente Operacional de Aeroporto da Azul, a quem Luana agrediu fisicamente com tapas e socos, além de proferir insultos racistas como “macaco, preto, vagabundo, cretino e babaca”.
Diante do crime de injúria racial, a Polícia Federal foi acionada e prendeu a advogada em flagrante. Ela foi levada para a Delegacia de Vespasiano e posteriormente detida no presídio da cidade vizinha ao aeroporto, em Confins.
Em nota à imprensa, a Azul declarou: “Uma cliente indisciplinada no voo AD2562 (Belo Horizonte-Natal) foi orientada a desembarcar por comportamento inadequado. No momento do desembarque, a cliente agrediu física e verbalmente um tripulante da Azul. A autoridade de segurança foi chamada para acompanhar o desembarque e, em seguida, os conduziu para a delegacia para registrar depoimento e conduzir a apuração do caso. A Azul ressalta que repudia veementemente qualquer tipo de ofensa ou agressão aos clientes e seus tripulantes, sendo certo que serão adotadas as medidas cabíveis.”