Imagens que circulam nas redes sociais mostram o desespero dos passageiros do ônibus atingido por um avião de pequeno porte na manhã desta sexta-feira (7), na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo. A aeronave colidiu com o coletivo antes de explodir em chamas, deixando seis pessoas feridas em solo.
No vídeo, é possível ver o tumulto dentro do ônibus e os gritos de pânico dos passageiros, que conseguiram sair antes que o fogo consumisse o veículo. Entre os feridos, cinco estavam no coletivo e um motociclista foi atingido por uma placa de sinalização enquanto passava pela pista contrária.
O avião, um King Air F-90 de prefixo PS-FEM, transportava o piloto Gustavo Medeiros e o advogado gaúcho Márcio Louzada Carpena, dono da aeronave. Ambos morreram carbonizados no impacto. A aeronave havia decolado do Campo de Marte e tinha como destino Porto Alegre (RS).
O acidente aconteceu por volta das 7h20, próximo aos centros de treinamento do Palmeiras e do São Paulo. Testemunhas relataram que a aeronave caiu rapidamente e atingiu o ônibus antes de se partir em destroços. A fiação elétrica da via também foi atingida, contribuindo para o incêndio.
Segundo o tenente da Polícia Militar Jefferson Souza, as vítimas em solo tiveram ferimentos leves e foram socorridas conscientes. “O ônibus não pegou fogo imediatamente. Como ele estava parado no ponto, foi possível que todos os passageiros descessem antes que o veículo fosse consumido pelas chamas”, explicou.
A Avenida Marquês de São Vicente segue interditada nos dois sentidos, e o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) está no local para apurar as causas do acidente.