Uma jovem de 27 anos, Amanda Silva, evitou um assalto em São Vicente, litoral de São Paulo, ao tomar o simulacro de arma de fogo usado por um homem de 51 anos que invadiu sua loja de eletrônicos na manhã de terça-feira (28/11). O assaltante, que tentou fugir, acabou sendo espancado por populares até a chegada da Polícia Militar.
A vendedora, atendendo uma cliente na Blue Store, percebeu o assalto quando o homem entrou no estabelecimento usando um capacete de moto, anunciou o crime e sacou uma arma falsa. Ele recolheu celulares das vítimas e os colocou em uma mochila. Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que Amanda reagiu, pegando a mochila e a arma falsa. Segundo ela, a arma parecia de plástico e brilhante, o que a fez agir sem hesitação.
Sem os itens roubados, o assaltante tentou fugir de moto, mas foi contido. Amanda, que já havia pesquisado sobre armas de fogo após um assalto anterior, conseguiu identificar a falsificação. Mesmo com o susto, ela concluiu a venda que estava em andamento.
Apesar de ter gritado “pega ladrão” para tentar imobilizar o suspeito, Amanda ficou preocupada com a reação dos populares, que agrediram o homem. O suspeito foi detido pela polícia, consciente e com um ferimento na cabeça, sendo encaminhado à delegacia. O caso foi registrado como roubo pela Secretaria da Segurança Pública.