O ex-presidente Jair Bolsonaro tem intensificado seus esforços contra a reforma tributária em discussão no Senado, contatando parlamentares e instando seus correligionários a votar contra o projeto.
Bolsonaro argumenta que o texto apresentado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) aumentará a carga tributária, prevendo que, se aprovado, o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) brasileiro se tornará o mais alto do mundo.
Hoje, Bolsonaro recorreu às redes sociais, agora em uma plataforma alternativa, para proclamar que “o Senado decide hoje o futuro do Brasil”.
“O resultado concreto será um IVA extremamente oneroso. O Brasil não pode se dar ao luxo de ter apenas um ou dois estados prosperando, enquanto os demais enfrentam prejuízos. A economia não funcionará desse jeito, e todos sairão perdendo”, afirmou o ex-presidente.
Ele também criticou alguns senadores que, mesmo após terem suas emendas acolhidas, optaram por apoiar o projeto, alegando que seus estados não seriam afetados ou sofreriam menos impacto. Bolsonaro os acusou de alinhar-se com os “comunistas” nessa questão.