Um impactante incidente ocorreu em Zakarpattia, na Ucrânia, quando um homem detonou granadas na Câmara Municipal durante uma sessão, deixando pelo menos 26 feridos, seis deles em estado grave, como relatado pela polícia nacional nesta sexta-feira (15).
Conforme detalhado em um comunicado no Telegram, a explosão ocorreu durante a reunião do órgão legislativo. Um vídeo compartilhado pela polícia mostra o agressor, supostamente um funcionário público local, entrando na sala, retirando granadas dos bolsos e lançando-as no chão. O registro captura o momento da explosão e o pânico entre os presentes.
A Reuters conseguiu confirmar a localização do prédio do Conselho Municipal de Keretsky em Zakarpattia por meio de imagens de arquivo e uma transmissão ao vivo pela página oficial do conselho no Facebook. Embora inicialmente tenha sido relatado que o agressor havia morrido, um comunicado posterior indicou que os médicos estavam realizando medidas de ressuscitação. Detalhes sobre o número de granadas detonadas e os motivos por trás do ataque permanecem obscuros.
Infelizmente, acidentes com explosivos são comuns na Ucrânia, que enfrenta uma intensa agressão da Rússia desde fevereiro de 2022. A polícia está empenhada em investigar as circunstâncias desse perturbador incidente.