A Suprema Corte dos Estados Unidos emitiu uma decisão histórica nesta segunda-feira (4), permitindo que o ex-presidente Donald Trump, do Partido Republicano, participe das próximas eleições presidenciais, agendadas para novembro deste ano.
Com esta resolução, Trump mantém sua elegibilidade como pré-candidato republicano, sendo considerado o favorito para representar a sigla nas urnas.
A determinação chega às vésperas da chamada Superterça, um dia significativo em que 15 estados e um território dos EUA realizam suas prévias eleitorais de forma simultânea. A decisão da Suprema Corte se estende a qualquer estado que questione a inclusão de Donald Trump na cédula eleitoral, abrangendo todo o território nacional.
Esta resolução elimina completamente a possibilidade de exclusão do ex-presidente da corrida eleitoral. A Suprema Corte enfatizou que cabe ao Congresso dos Estados Unidos, e não aos estados individualmente, determinar a elegibilidade dos candidatos presidenciais. A decisão dos juízes em favor de Trump foi unânime, encerrando assim a controvérsia sobre sua participação nas eleições.