A Polícia Federal executou mandados de busca, apreensão e prisão nesta quarta-feira (22), visando desarticular uma organização criminosa responsável pelo envio de drogas de Manaus para o Nordeste. Denominada Operação Júvia, a ação foi conduzida na capital do Amazonas, em Campina Grande (PB) e em Salvador (BA).
O grupo criminoso, especializado no tráfico interestadual de drogas, teve suas atividades desvendadas durante uma investigação que teve início com a apreensão, em 2019, de 12kg de cocaína e 3kg de maconha no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. As drogas estavam camufladas em embalagens de Castanha do Brasil, com destino ao Nordeste Brasileiro.
A ação desta quarta-feira resultou na execução de três mandados de busca e apreensão em Manaus, um em Campina Grande e dois em Salvador. Além disso, um mandado de prisão preventiva foi cumprido. A PF destacou que essas cidades foram identificadas como locais estratégicos durante as investigações.

Iniciada a partir da apreensão de drogas em 2019, a investigação ganhou novo fôlego em 2022 com a apreensão de 25kg de maconha do tipo “skunk”, seguindo o mesmo modus operandi. Este episódio culminou na deflagração da Operação Júvia.
A operação mobilizou 28 policiais federais, e a PF busca, com a ação, coletar evidências do crime, aprofundando a investigação sobre a origem, destino da droga e identificação de outros envolvidos. A Polícia Federal alertou que as penas para os crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico podem ultrapassar 25 anos de reclusão.
Texto: Redação Tempo de Notícias
Com informações do portalg1amazonas