Deputado diz que agenda política brasileira já repercute nos EUA e insinua novos movimentos em defesa do pai.
O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) reagiu na última segunda-feira (7/7) ao apoio público dado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Em vídeo nas redes sociais, Eduardo afirmou que a manifestação de Trump mostra a relevância internacional da pauta brasileira e prometeu: “Essa não será a única novidade vinda dos EUA.”
Trump publicou em sua rede social uma mensagem classificando como “caça às bruxas” o processo contra Jair Bolsonaro no STF. Eduardo compartilhou a postagem, reforçando que o gesto não se limita a defender apenas o pai: “Recado para quem acha que o Brasil não tem espaço na agenda política da maior potência bélica e econômica do mundo. A questão vai além do Jair Bolsonaro: envolve também seus familiares e apoiadores.”
Atualmente vivendo nos Estados Unidos, onde se autoexila desde março, Eduardo afirmou que a postagem de Trump já provocou repercussão imediata entre aliados: “Tem muita gente me ligando, mas não podemos passar mais detalhes por enquanto. O que posso dizer é que esta não será a única novidade vinda dos EUA neste próximo tempo.”
Lula rebate apoio e defende soberania do Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu às declarações de Trump, afirmando que a defesa da democracia no Brasil é dever exclusivo dos brasileiros. Segundo Lula, o país tem instituições sólidas e independentes e não aceita interferências externas. Ele também reforçou que ninguém está acima da lei, “especialmente quem atenta contra a liberdade e o Estado Democrático de Direito”.