O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou nas redes sociais no domingo um vídeo em apoio à candidatura do candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump. O brasileiro afirmou que o retorno do magnata americano é a “certeza de um mundo melhor” e vestiu o boné com o slogan de campanha de Trump, “Make America Great Again” (“Faça a América Grande Novamente, em tradução livre). Ao final da gravação, Bolsonaro disse ser “inelegível para exercer o cargo sem ter cometido um único crime”.
— Em cena, o maior líder conservador da atualidade: Donald Trump. Como era o mundo sob sua administração? Os Estados Unidos projetavam poder. Não tivemos novas guerras, a paz se fez presente em todo o globo. Hoje vemos guerras, a volta do terrorismo, e a censura aprisionando a todos. Em nome dos brasileiros que amam a Deus, amam o Estado de Israel, respeitam a família, a propriedade privada, o livre comércio e a liberdade de expressão, os nossos votos de sucesso — disse.
Na véspera das eleições presidenciais americanas, que ocorrem nesta terça-feira, a disputa entre Trump e a vice-presidente democrata Kamala Harris segue acirrada. Pesquisas de intenções de voto têm indicado que os dois candidatos permanecem empatados dentro da margem de erro nos estados-chave (conhecidos como swing states, ou estados-pêndulo, aqueles em que não há um histórico claro de preferência por democratas ou republicanos). Eleição mais disputada nos EUA em duas décadas, mesmo os assessores do ex-presidente afirmam não fazer ideia de quem vencerá a corrida pela Casa Branca.
A declaração de Bolsonaro foi divulgada apenas dois dias depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmar que uma possível vitória de Kamala sobre Trump seria mais “segura” para a democracia nos EUA. A fala do mandatário brasileiro foi feita em entrevista ao jornalista Darius Rochebin, do canal de notícias francês LCI, e divulgada pelo próprio petista nas redes sociais. Durante a conversa, Lula disse estar “obviamente torcendo” pela vice-presidente americana.
— Sou amante da democracia. Acho que é o melhor sistema de governo que a sociedade construiu no mundo. Ela permite aos contrários, os antagônicos, uma disputa civilizada na discussão de ideias, sem violência. Acho que a Kamala ganhando as eleições, é muito mais seguro para fortalecer a democracia [americana]. Nós vimos o que foi o presidente Trump no final do seu mandato, fazendo aquele ataque ao Capitólio. Isso era uma coisa impensável de acontecer nos Estados Unidos — disse Lula.
Essa não foi a primeira vez que Bolsonaro declarou apoio a Trump. Nas eleições presidenciais americanas de 2020, o então presidente do Brasil disse esperar comparecer à posse do republicano, à época candidato à reeleição. Em outra ocasião, também em 2020, Bolsonaro disse torcer pelo magnata e ter certeza de que o relacionamento entre os dois países seria “potencializado” caso Trump saísse vencedor.
Fonte: O Globo