O governo Lula finalizou ontem os últimos detalhes da Medida Provisória que isenta os atletas de pagar imposto de renda (IR) sobre premiações em dinheiro. Tradicionalmente, a Receita Federal aplicava uma alíquota de 27,5% sobre esses prêmios, penalizando os esportistas.
No entanto, a crescente repercussão do tema nas redes sociais fez o Planalto agir rapidamente para endereçar a questão. Diante da pressão popular, o presidente Lula decidiu acelerar a elaboração e publicação da Medida Provisória. Ontem, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, se reuniu com Lula e outros membros do governo para definir os detalhes finais da MP.
Durante a reunião, Lula expressou sua indignação com a situação dos atletas, afirmando: “É um absurdo o atleta se arrebentar lá e chegar aqui e ter 27,5% do seu prêmio mordido. As empresas mandam lucros e dividendos aos montes e não têm isso”.
A medida representa um alívio significativo para os atletas olímpicos e reforça o compromisso do governo em apoiar o esporte nacional, especialmente em um momento de visibilidade crescente para o Brasil no cenário internacional.