Durante debate realizado pela TV Norte Amazonas, filiada do SBT, na quinta-feira (29), o candidato ao governo do estado, Israel Tuyuka (PSOL), falou que uma das suas propostas para a Educação é construir universidades indígenas, nem que para isso seja necessário “invadir” a Europa.
“Se os portugueses invadiram o Brasil e a Amazônia, nós vamos invadir Portugal. Buscar recursos. Nós vamos invadir França, Holanda, porque vocês europeus vieram até aqui e pegaram as nossas coisas. Oh, europeus! ‘vô’ pegar vocês, einh?”, disse Tuyuca.
Veja o vídeo:
A declaração foi dada após Eduardo Braga (MDB) relembrar que criou a Lei de Cotas e que Tuyuca foi beneficiado por ela. O candidato do PSOL é indigena e formado em medicina. Ele, por sua vez, defendeu que os indígenas devem ter uma universidade só para eles para não ficar “mendigando” vagas em outras universidades do estado.
“Quero ver meus parentes sendo graduados, pós-graduados. Assim, eles terão autonomia e protagonismo de desenvolver as comunidades indígenas, de desenvolver os territórios onde eles estão e não virão para a cidade mendigando, passando fome, não virão para a cidade para sofrer”, destacou o psolista.
Esse foi o último debate entre os canddatos ao governo do Amazonas, antes do 1º turno das eleições. Além de Tuyuca e Braga, participaram também, Carol Braz (PDT), Henrique Oliveira (Podemos) e Ricardo Nicolau (Solidariedade).
Com informações do portalAm1