Os chefes da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido (UKHSA) emitiram um alerta recente sobre uma variante resistente a antibióticos da bactéria Shigella sonnei, responsável por um significativo aumento nos casos de diarreia intensa, dor abdominal e febre no país. Em 2022, apenas quatro casos foram registrados, mas esse número disparou para 97 no final de novembro de 2023.
O alerta concentra-se especialmente em homens que fazem sexo com homens, representando 90% dos casos confirmados em 2023. Felizmente, não foram registrados casos fatais até o momento. A maioria dos afetados reside em Londres, a capital do país.
Como ocorre a transmissão da bactéria?
A Shigella sonnei é transmitida por via sexual ao lamber a pele, preservativos ou brinquedos sexuais que contenham fezes, mesmo quando as partículas não são visíveis. Embora nem todos os pacientes britânicos tenham sido contaminados por contato sexual, a cepa encontrada na Inglaterra é resistente aos tratamentos com antibióticos comuns e está se espalhando por essa via.
O microbiologista Gauri Godbole, da UKHSA, destaca: “A cepa é muito resistente a antibióticos, o que significa que o tratamento pode ser difícil e envolver internações hospitalares. Uma das melhores maneiras de proteger você e seus parceiros é praticar uma boa higiene após o sexo. Evite sexo oral imediatamente após o sexo anal, troque o preservativo entre as práticas e lave as mãos com sabão após o contato sexual”. O alerta ressalta a importância de medidas preventivas para conter a propagação dessa superbactéria.