Uma família britânica passou por uma reviravolta emocional após descobrir, horas após o parto em casa, que sua filha recém-nascida, Margot Duffy-Moss, sofria de anoftalmia bilateral, uma condição rara que afeta o desenvolvimento dos olhos e nervos ópticos.
Margot veio ao mundo em outubro de 2022, em circunstâncias incomuns, com o pai, John, assumindo o papel de parteiro durante o parto, orientado por uma parteira por telefone devido à lotação do hospital mais próximo.
Foi somente após a chegada da ambulância para levá-la ao hospital que os pais perceberam algo incomum. A mãe, durante o transporte, notou que a criança não abria os olhos. Essa observação levou a uma série de exames médicos que culminaram no diagnóstico de anoftalmia bilateral, confirmado no quarto dia de vida da bebê.
A anoftalmia bilateral é uma condição rara em que os olhos e os nervos ópticos não se desenvolvem adequadamente durante a gestação, geralmente não é de natureza genética e pode passar despercebida durante exames pré-natais.
Embora não haja tratamento para restaurar a visão, as crianças afetadas podem receber próteses oculares para propósitos estéticos. Os pais de Margot já estão tomando medidas para facilitar a vida dela, incluindo o envolvimento com um programa de treinamento de cães-guia, reconhecendo a importância de oferecer apoio à filha em sua jornada única.