Na quinta-feira (14/12), durante a 4ª Conferência Nacional de Juventude em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a aprovação, pelo Senado, da indicação de Flávio Dino, ex-governador do Maranhão, para o Supremo Tribunal Federal (STF). Lula expressou sua satisfação, declarando: “Não sabem como estou feliz hoje, conseguimos colocar na Suprema Corte um ministro comunista.”
A votação no Senado ocorreu na quarta-feira (13/12), resultando na aprovação do nome de Flávio Dino para ocupar a vaga deixada por Rosa Weber no STF. Dino poderá permanecer na Corte até abril de 2043, quando completará 75 anos.
Durante a celebração da vitória de Dino, Lula assinou um decreto para ampliar o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), visando sugerir melhorias para os direitos dos jovens e promover pesquisas sobre o tema. O Conjuve, que atualmente possui 30 conselheiros, verá um aumento para 60 membros, sendo 40 da sociedade civil e 20 associados ao governo.
Além disso, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, formalizou um acordo com o Instituto Federal de Goiás (IFG) para reformular a estratégia do programa ID Jovem, que oferece benefícios de meia-entrada e descontos no transporte coletivo interestadual.
A solenidade contou com a presença da primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, e dos ministros dos Direitos Humanos, Silvio Almeida; da Igualdade Racial, Anielle Franco; da Cultura, Margareth Menezes; da Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Ronald Santos, secretário nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, e Marcus Barão, presidente do Conselho Nacional de Juventude, também participaram do evento.