Nesta terça-feira (19), o prefeito de Manaus, David Almeida, declarou que, pela primeira vez, a prefeitura não terá recursos suficientes para efetuar o pagamento do abono do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) aos professores da rede pública municipal. A revelação foi feita durante a inauguração da Central do Empreendedor, no shopping Phelippe Daou, bairro Cidade de Deus, zona Norte da capital.
Almeida explicou que a prefeitura enfrenta uma redução de recursos este ano em comparação ao anterior, tornando inviável o desembolso do abono. “Esse ano nós recebemos menos do que o ano passado e nós não temos saldo para fazer o abono este ano”, destacou o prefeito, ressaltando, no entanto, o compromisso de manter o pagamento da data-base no tempo adequado.
Diante do cenário de queda na arrecadação e das dificuldades financeiras, o prefeito anunciou medidas para restabelecer o equilíbrio nas finanças municipais, incluindo a revisão de contratos e a busca por parcerias com o setor privado.
A diminuição dos recursos, inédita na história da prefeitura de Manaus, teve impacto direto nas finanças, impossibilitando o cumprimento do abono destinado aos profissionais da educação básica. O abono do Fundeb, que visa complementar salários quando a remuneração do grupo não atinge o mínimo exigido, é repassado caso os recursos do Fundo não tenham sido totalmente utilizados até o final do ano, de acordo com as novas diretrizes.
Texto: Redação Tempo de Notícias
Com informações do portalampost