Hamilton Mourão (Republicanos) foi eleito para uma cadeira no Senado Federal, pelo estado do Rio Grande do Sul. Os resultados foram divulgados no fim deste domingo (2/10). Em segundo lugar na disputa, ficou o ex-governador do estado Olívio Dutra (PT).
Antônio Hamilton Martins Mourão nasceu em 15/08/1953, em Porto Alegre (RS). Ingressou no Exército Brasileiro em fevereiro de 1972 na Academia Militar das Agulhas Negras. Graduou-se em Ciência Militares na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.
Ao longo de 46 anos como militar, exerceu funções típicas de oficial e desempenhou o cargo de comandante do 27º Grupo de Artilharia de Campanha, em Ijuí, Rio Grande do Sul, no triênio 1998 – 2000.
No exterior, cumpriu Missão de Paz em Angola e foi adido militar na Embaixada do Brasil na Venezuela. Após deixar o serviço ativo, em fevereiro de 2018, Mourão assumiu a presidência do Clube Militar, no Rio de Janeiro, condição na qual permaneceu até iniciar a participação no processo eleitoral de 2018 como vice-presidente da República, ao lado de Jair Bolsonaro.
Eleição 2022
Realizada em todo o país neste dia 2 de outubro, o pleito definirá os cargos de presidente e, em cada estado, governador, senador, deputado federal e estadual (no DF, distrital).
No caso dos representantes do Poder Executivo – senadores, governadores e presidente da República –, o sistema é majoritário, ou seja, vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, podendo ser de forma absoluta ou simples.
A forma absoluta ocorre quando o candidato recebe mais de 50% dos votos válidos. Quando nenhum dos candidatos alcança a maioria, é realizado um segundo turno.
Na modalidade simples ou relativa, o candidato que obtiver maior número de votos em relação aos seus concorrentes é eleito. Isto ocorre especialmente com senadores.
Na disputa para deputados federais e estaduais, o que vale é o sistema proporcional, que computa os votos para o partido ou legenda, sendo assim, os eleitores escolhem de forma indireta seus candidatos.
Fonte: Metrópoles