As operadoras TIM, Claro e Vivo confirmaram, nesta sexta-feira (7), a ativação do 5G em Manaus. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já tinha adiantado que a ativação do serviço aconteceria de forma gradativa a partir de quinta-feira (6), quando as empresas começaram o processo de licenciamento das estações.
A nova geração de internet oferece mais velocidade. Saiba como usar.
TIM
A TIM afirmou que ativou a primeira rede 5G Standalone (SA), na quinta-feira (6), em Manaus, a partir da liberação oficial da frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
De acordo com a operadora, a nova tecnologia cobrirá 38 bairros na capital. “Beneficiando cerca de 32% da população com a cobertura de quinta geração”, disse.
A empresa afirmou que o início da operação na capital já supera o número mínimo de estações exigido pelas normas do Leilão 5G.
Conforme a TIM, a nova rede será expandida para outras áreas da cidade, conforme evolução da demanda do mercado e cronograma da Anatel. “A operadora também está à frente na cobertura 4G e o objetivo é cobrir 100% dos municípios até 2023. As demais cidades do Amazonas terão o 5G ativado de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel”, disse a empresa.
Graciela Berlezi, diretora de Vendas da TIM na Região Norte, afirmou que houve investimento em infraestrutura de rede. “A nova tecnologia, sem dúvidas, será um diferencial na sociedade, não só o dia a dia das pessoas, mas também a economia do país”, ressaltou.
Bairros de Manaus contemplados com o 5G da TIM:
- Educandos
- Presidente Vargas
- Japiim
- Dom Pedro I
- Planalto
- Morro Da Liberdade
- Cachoeirinha
- Santa Luzia
- Da Paz
- Alvorada
- Petrópolis
- Flores
- São Francisco
- Nossa Senhora Das Graças
- Nossa Senhora Aparecida
- Raiz
- Cidade Nova
- Nova Esperança
- São José Operário
- Glória
- Lírio Do Vale
- Vila Da Prata
- Aleixo
- Zumbi Dos Palmares
- São Geraldo
- Colônia Santo Antônio
- São Raimundo
- Santo Antônio
- Compensa
- Ponta Negra
- São Jorge
- Centro
- Redenção
- Praça 14 De Janeiro
- Parque 10 De Novembro
- Chapada
- Santo Agostinho
- Adrianópolis
Claro
A Claro informou que o sinal está ativado em Manaus. “A operadora já estava com a estrutura pronta e ativou a sua rede Claro 5G+ imediatamente após a liberação de uso do espectro pela Anatel e Gaispi”, disse.
Bairros de Manaus contemplados com o 5G da Claro:
- Adrianópolis
- Cachoeirinha
- Chapada
- Nossa Senhora das Graças
- Parque 10 de Novembro
- Praça 14 de Janeiro
- Aleixo
- Compensa
- Coroado
- Dom Pedro
- Grande Vitória
- Monte das Oliveiras
- Nova Esperança
- Santo Antônio
- São Francisco
- São Jorge
- São Raimundo e
- Vila da Prata
Vivo
A Vivo ativou sua rede 5G, a partir da frequência 3,5Ghz, nesta sexta-feira (7), em Manaus. “A companhia já atua na ampliação para outras regiões das cidades”, afirmou a empresa.
Em Manaus, inicialmente, a Vivo chegará a 16 bairros cobertos com o 5G. “Estamos preparados para atender todos os nossos clientes que tenham alguma dúvida nas 21 lojas Vivo no estado, além de mais de 5 mil pontos de relacionamento com clientes”, disse Marcelo, responsável pela atuação comercial da Vivo no Amazonas.
Bairros de Manaus contemplados com o 5G da Vivo:
- Adrianópolis
- Aleixo
- Alvorada
- Centro
- Chapada
- Compensa
- Dom Pedro
- Nossa Senhora das Graças
- Parque 10 de Novembro
- Praça 14 de Janeiro
- Raiz, São Geraldo
- Nova Esperança
- Petrópolis
- Santo Antônio e
- São Francisco.
Como usar o 5G
Para navegar na rede 5G da TIM, não será necessário trocar de chip. Basta ter um smartphone compatível com a nova tecnologia.
Com velocidades de navegação que podem alcançar a ordem dos gigabites por segundo, até cem vezes mais veloz que a rede 4G, o consumidor poderá, por exemplo, fazer o download de um filme completo em segundos. Quem trabalha em home office vai conseguir baixar e enviar documentos pesados quase que instantaneamente e profissionais que utilizam nuvem ou precisam enviar grandes volumes de dados terão mais agilidade e rapidez nas transferências.
Outra vantagem do 5G é suportar mais acessos simultâneos, podendo conectar milhares de dispositivos por quilômetro quadrado ao mesmo tempo e com qualidade de navegação.
Conforme a Vivo, o 5G da operadora está disponível para todos os clientes da empresa. Para acessar, é preciso possuir um aparelho compatível – a Vivo conta com 53 modelos – e estar dentro da área de cobertura, sem tarifação extra pelo acesso. Atualmente, a Vivo tem em sua base cerca de 4,2 milhões de clientes com aparelhos compatíveis 5G.
Com a nova rede, neste primeiro momento, os clientes terão uma navegação ainda mais veloz e melhor experiência no uso e consumo de conteúdos multimídia ou nos jogos online de alta resolução, por exemplo. A experiência de velocidade do usuário será até dez vezes mais rápida que o 4G. Espera-se que a nova tecnologia realize download de um arquivo de 1GB em aproximadamente dez segundos, dependendo do volume de tráfego no momento.
“O 5G já é uma realidade para aqueles que possuem um smartphone que permita a conexão na quinta geração. De forma geral, a rede 5G traz benefícios imediatos aos consumidores a partir de uma internet móvel de ultravelocidade, abrindo espaço para as empresas criarem serviços e experiências imersivas, com o uso mais frequente e eficiente de tecnologias de realidade virtual e inteligência artificial”, destacou o diretor da Vivo na Regional Norte, Marcelo Campos.
Fonte: G1 Amazonas