O mês de janeiro é um ótimo momento para implementar uma mudança de hábito, principalmente os alimentares. Por ser um período mais tranquilo, essa é uma ótima fase para se adaptar aos poucos a uma dieta mais saudável e nutritiva.
Apesar de ser um período mais tranquilo, ele não é mais fácil. Isso porque, surgem diversas tentações ao longo do caminho como o tempo mais quente. E são justamente nessas brechas que a dieta acaba perdendo seu rumo, e, consequentemente, atrapalha seus resultados finais.
Nesse sentido, o ideal é entender em qual fase está sua dieta e quais outras mudanças você pode adotar. A médica nutróloga Ana Luisa Vilela separou algumas dicas de formas de identificar em qual fase da mudança de hábito você está e como intensificar ou começar a fazer o plano dar certo.
1. Começando agora
A fase mais importante da mudança de hábito é o começo. É nela que você admite que precisa implementar modificações na sua alimentação e na maneira que você leva a vida.
Nesta fase, três mudanças são essenciais segundo a nutróloga:
Aumentar a ingesta de água;
Dormir, pelo menos, 8 horas por noite;
Consumir alimentos mais naturais e crus.
2. Foco na mudança de hábito!
Após algum tempo, a fase inicial passa a ser mais tranquila. E é aí que entra a fase de foco. Especialmente aqui é onde acontecem mudanças que estimulam você a continuar nos planos de ser saudável. Para isso, você pode adotar dicas como:
Aderir ao jejum intermitente;
Aumentar o consumo de fibras;
Comer mais proteínas.
3. Na segunda eu começo:
Há ainda a fase “segunda eu começo”, para aqueles que ainda estão em processo de iniciar a mudança. Para quem está nesse momento, três dicas são fundamentais e podem ajudar como um estímulo para se tornarem constantes:
Começar a academia;
Reduzir o consumo de carboidratos;
Cortar os doces;
Outras dicas importantes para a mudança de hábito:
A mudança de hábito exige constância, então é comum que os primeiros dias não demonstrem tantos efeitos aparentes. Contudo, desde que feita do jeito correto, os resultados aparecem a médio e longo prazo.
Além disso, é importante ressaltar que existem recaídas. Por isso, há dietas que permitem o chamado “dia do lixo”, liberado para fugir da dieta. Mas lembre-se que mesmo que você se permita viver esse dia, e bom tomar cuidado para não cair no exagero. Afinal, em apenas um dia você pode comprometer vários outros de esforço!
Observe abaixo outras formas de turbinar a dieta:
Comer de forma saudável de três em três horas;
Reduzir a adição de açúcar;
Criar uma rotina regrada;
Por fim, é importante entender se a sua saúde está ok. Às vezes, o excesso de peso pode estar associado a outros problemas de saúde que implicam no tratamento. Sendo assim, realizar exames e estar com a saúde em dia podem ser aliados para a sua tão desejada mudança de hábito.
Fonte: Alto Astral