Uma atleta e digital influencer de Belo Horizonte (MG) sofreu um acidente na ciclofaixa da avenida Tereza Cristina, na noite da última quinta-feira (29/9). Roberta Arvelos, de 40 anos, teve o nariz e a escápula quebrados, além de um corte entre as sobrancelhas, que precisou de pontos.
Em suas redes sociais, ela denunciou que no trecho, destinado para ciclistas, havia um decapeamento, decorrente da retirada do asfalto, sem sinalização. “Foi aí que eu capotei e fui lançada a dez metros de distância”, relatou.
O impacto da queda foi suficiente para quebrar o capacete da atleta. De acordo com ela, a região não é bem iluminada e não havia sinalização no trecho. “É muito triste a falta de cuidado que os órgãos públicos têm com os ciclistas”, desabafou em um post no Instagram.
‘Descaso dos órgãos públicos’
Roberta também lamenta os gastos sofridos com despesas médicas. “O SUS (Sistema Único de Saúde) me deu o primeiro atendimento, mas não tinham recursos para continuar, então eu fui para um hospital particular. Só nesse primeiro momento, eu gastei mais de R$ 1 mil só com atendimento médico”.
Quando o acidente aconteceu, a atleta se preparava para uma competição que ocorre em novembro. Agora ela precisará ser afastada dos treinos em razão dos ferimentos e da cirurgia que vai fazer no nariz.
Além dos impactos na saúde, a vida profissional de Roberta também foi afetada: “Eu trabalho como digital influencer e vou ter que ficar parada durante três meses”.
Ela cobra melhorias por parte do poder público. “Eu queria que o poder público tivesse mais empatia com o ciclista, porque é uma vida que está em cima da ‘bike’. É um descaso dos órgãos públicos”.
“Estou muito triste. Se a gente anda na via junto com os carros, tem motorista que não tem empatia, joga o carro em cima da gente e xinga. E se a gente anda na ciclofaixa, que é onde deveria ter segurança, acontece isso”, relata.
O que diz a PBH?
Roberta registrou a ocorrência e passou por um exame de corpo de delito neste sábado no IML (Instituto Médico Legal). Ela foi informada que os resultados devem ficar disponíveis na próxima semana.
Nota da PBH
“A Prefeitura de Belo Horizonte informa que enviará uma equipe da BHTrans ao local para fazer uma vistoria e verificar se há problemas na ciclovia”.
Com informações do site BHAZ