Na manhã desta terça-feira (17/10), o ex-presidente brasileiro Jair Messias Bolsonaro (PL) surpreendeu ao expressar seu apoio ao candidato presidencial argentino, Javier Milei, em um vídeo postado nas redes sociais. Às vésperas das eleições argentinas, marcadas para o próximo domingo (22/10), Bolsonaro declarou seu desejo de comparecer à cerimônia de posse em caso de vitória do candidato de ultradireita.
Javier Milei, um economista e deputado argentino, lidera as eleições primárias no país vizinho, consolidando-se como o favorito para se tornar o próximo presidente. Milei obteve uma vitória significativa nas eleições primárias argentinas, conquistando impressionantes 30,06% dos votos.
Apelidado nas redes sociais de “Bolsonaro argentino,” Milei se autodeclara um anarcocapitalista e promete transformar a Argentina, que enfrentou inúmeras crises econômicas desde a redemocratização, em uma “principal potência mundial em 35 anos.” O apoio de Bolsonaro a Milei levanta questões sobre as possíveis implicações políticas e econômicas na relação entre Brasil e Argentina, à medida que os dois países buscam novos caminhos políticos.