O Japão assegurou sua vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo ao empatar em 1 a 1 com a Suécia nesta quinta-feira (25), em Dallas, nos Estados Unidos. Com o resultado, os Samurais Azuis, como é conhecida a seleção japonesa, terminam a fase de grupos na segunda colocação do Grupo F, com cinco pontos, e enfrentarão o Brasil na próxima etapa da competição.
O confronto entre brasileiros e japoneses está agendado para a próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston, também nos Estados Unidos. A Suécia, com quatro pontos, também avançou para o mata-mata como um dos melhores terceiros colocados e aguarda a definição de seu adversário.
A partida em Dallas foi caracterizada por um primeiro tempo de poucas emoções e muitas faltas. Ambas as equipes apresentaram formações com três zagueiros, quatro meio-campistas e três atacantes, mas a criatividade em campo foi limitada. A melhor chance da etapa inicial foi uma finalização de Keito Nakamura, do Japão, defendida pelo goleiro sueco Jacob Zetterstrom.
O cenário mudou no segundo tempo. Aos dez minutos, Daizen Maeda abriu o placar para o Japão após receber um passe de Ritsu Doan. A alegria japonesa durou pouco, pois seis minutos depois, Anthony Elanga, da Suécia, empatou a partida com um belo gol. O jogo ganhou em intensidade, e ambas as equipes tiveram chances de marcar.
O Japão quase sofreu a virada em seguida, mas o goleiro Suzuki fez grande defesa em chute de Alexander Isak. Nos minutos finais, a Suécia esboçou uma pressão, com Elanga e Isak levando perigo, mas o goleiro japonês se destacou, garantindo o empate e a classificação de sua equipe.
Em outra partida do grupo, a Holanda venceu a Tunísia por 3 a 1 e garantiu a liderança do Grupo F com sete pontos. A Laranja Mecânica, como é conhecida a seleção holandesa, enfrentará Marrocos nas oitavas de final.

