O Grand Prix de Qingdao, na China, marcou o início da jornada de pontuação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, e o judô do Brasil já celebra duas medalhas de bronze conquistadas no primeiro dia de competições. Os atletas Larissa Pimenta, na categoria até 52kg, e Ronald Lima, até 66kg, subiram ao pódio nesta sexta-feira (26), demonstrando força logo no começo do ciclo olímpico.
Larissa Pimenta protagonizou uma virada emocionante contra a azerbaijana Gultaj Mammadaliyeva. Após receber duas punições (shidos), a brasileira buscou a recuperação e, no golden score, aplicou um yuko decisivo para garantir a medalha de bronze. “É muito bom ganhar esse bronze. Não me sinto satisfeita, mas estou feliz pelas conquistas internas”, declarou a judoca, que já havia conquistado o hexacampeonato pan-americano em abril.
A trajetória de Larissa até o pódio incluiu vitórias sobre a sul-coreana Jiyeon Kim e a chinesa Yuyi Zheng. Apesar de uma derrota nas quartas de final para a futura campeã Kokoro Fujishiro, do Japão, Pimenta se recuperou na repescagem contra a francesa Pauline Cuq.
Ronald Lima também contribuiu para o quadro de medalhas brasileiro com um bronze na categoria até 66kg. Ele iniciou o dia com três vitórias consecutivas, superando adversários do Turcomenistão, Uzbequistão e Rússia. Após uma derrota na semifinal para o cazaque Gusman Kyrgyzbayev, Lima assegurou o bronze em uma luta acirrada contra o mongol Baskhuu Yondonperenlei, decidida no golden score com um yuko.
“É uma medalha muito importante para mim, para começar bem a corrida olímpica”, afirmou Ronald Lima. A competição na China reúne aproximadamente 500 atletas de 58 países e conta com uma delegação brasileira de 18 judocas. O evento segue até domingo (28) e é transmitido pelo canal Time Brasil no YouTube.

