O técnico brasileiro Tiago Splitter, recém-anunciado e apresentado pelo Chicago Bulls, concedeu sua primeira entrevista à imprensa nacional, descrevendo sua nova função na renomada franquia da NBA como uma oportunidade de “começar do zero”.
Splitter, de 41 anos, destacou a projeção futura e a possibilidade de implementar seu estilo de jogo como motivadores para aceitar o cargo. “Vir para Chicago, para uma franquia como o Bulls é ter praticamente um quadro branco para pintar”, afirmou o treinador, referindo-se ao núcleo jovem da equipe.
Esta nova etapa na carreira de Splitter reforça seu pioneirismo no basquete brasileiro. Como jogador, ele foi o primeiro brasileiro a conquistar a NBA, pelo San Antonio Spurs em 2014. Na temporada anterior, assumiu interinamente o Portland Trail Blazers, tornando-se o primeiro brasileiro a comandar uma equipe da NBA e, posteriormente, o primeiro a dirigir e vencer um jogo de playoffs na liga.
Apesar dos feitos inéditos, Splitter minimiza o peso de ser pioneiro. “É um feito ótimo, mas não penso nisso no dia a dia. Tenho vários objetivos no momento, várias coisas para fazer, acabo que vou passo a passo”, declarou.
O Chicago Bulls, uma das franquias mais icônicas da NBA com seis títulos conquistados na década de 1990, atravessa um período de reconstrução. A equipe reformulou seu corpo técnico e investe em jovens talentos, buscando resultados a longo prazo. A quarta escolha no próximo draft sublinha essa estratégia de renovação.
Splitter reconhece o desafio de desenvolver jogadores e construir uma nova cultura vencedora. “Vim para desenvolver os nossos jogadores, para que se tornem melhores. Temos que ter paciência. É um processo longo às vezes”, explicou. Ele pretende imprimir um estilo de jogo dinâmico, com maior posse de bola e ritmo acelerado, mas enfatiza a importância de criar uma cultura sólida. “Mais do que vitórias e derrotas. Espero continuar essa ascensão na carreira e que o Bulls tenha uma ascensão parecida e que possa competir por títulos no futuro”, concluiu.

