Um asteroide com as dimensões comparáveis ao estádio do Maracanã está prestes a se aproximar da Terra nesta sexta-feira (2/2), por volta de 11h41, no horário de Brasília. Designado como 2088 OS7, o corpo celeste, classificado como “potencialmente perigoso” pela Nasa, possui aproximadamente 271 metros de diâmetro e passará a uma distância segura de 2,8 milhões de quilômetros do nosso planeta.
Embora desperte atenção devido ao seu tamanho e classificação, a Nasa assegura que não há risco de colisão iminente. Minjae Kim, pesquisador do Departamento de Física da Universidade de Warwick, afirma: “Não há motivo para preocupação, pois este asteroide não penetrará na atmosfera terrestre, embora se aproxime dela.”
O asteroide 2088 OS7 é considerado “potencialmente perigoso” devido ao seu diâmetro superior a 140 metros e sua proximidade com a órbita da Terra em torno do Sol, estando a menos de 7,5 milhões de quilômetros desta.
“Trata-se de um asteroide relativamente pequeno, cuja trajetória cruza a da Terra, razão pela qual foi categorizado como potencialmente perigoso”, explica Kim. Segundo o cientista, o próximo asteroide com essa classificação a se aproximar da Terra será o 99942 Apophis, em 14 de abril de 2029.