O Brasil iniciou neste sábado (27) uma missão humanitária no Haiti, enviando equipes especializadas em busca e resgate para auxiliar nas operações após o recente terremoto que devastou a região. A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), faz parte de um esforço internacional para encontrar sobreviventes entre os escombros.
A força-tarefa brasileira conta com aproximadamente 10 toneladas de suprimentos e equipamentos essenciais, além de uma caminhonete, 37 bombeiros militares e quatro técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As equipes foram estabelecidas em uma base improvisada na área de Los Corales, onde colaboram diretamente com as autoridades locais.
O primeiro dia de trabalho foi focado na localização e salvamento de vítimas soterradas. Para otimizar as buscas, as equipes estão empregando tecnologia de ponta, incluindo sensores de movimento, dispositivos para detectar sinais de celulares de pessoas presas e seis cães farejadores altamente treinados. A mobilização visa acelerar o resgate em um cenário de extrema urgência.
Adicionalmente, o governo brasileiro está organizando o envio de reforços significativos. Estes incluirão uma Unidade Avançada de Trauma, parte do Hospital de Campanha da Marinha do Brasil, e militares capacitados para operar a infraestrutura médica, além de sistemas de purificação de água para suprir a carência de recursos básicos.
Armin Braun, diretor do Departamento de Preparação e Socorro da Sedec, descreveu a situação no local como crítica. “Estamos em uma verdadeira corrida contra o tempo em um país devastado, sem água, sem energia, com muita gente na rua, fora de suas casas”, declarou, ressaltando a gravidade da crise humanitária e a necessidade urgente de assistência internacional.

