O venezuelano Luís Domingo Siso, de 60 anos, que ateou fogo na lotérica situada no Mercado Adolpho Lisboa, no Centro de Manaus, agora vai responder por homicídio qualificado, segundo a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). A mudança ocorre após a morte de Carlos Henrique da Silva Pontes, que tinha 50 anos. Carlos era uma das quatro vítimas do incêndio.
Outras três pessoas feridas no incêndio, ocorrido na última terça-feira (16), seguem internadas. O venezuelano também está internado. Ele sofreu ferimentos graves após ser agredido por pessoas que presenciaram o crime.
Carlos Henrique morreu no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, por volta das 18h30 de domingo. A família da vítima fez Boletim de Ocorrência (BO) no 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), às 22h55, comunicando o falecimento.
De acordo com o delegado Marcelo Martins, titular do 24º DIP, a tipificação do crime mudou após a confirmação do falecimento da vítima “Diante da morte de Carlos Henrique, a capitulação do crime será alterada e, agora, o autor responderá por homicídio consumado, além de dano qualificado e incêndio”, informou o delegado, por meio da PC-AM.
Incêndio
O homem ateou fogo na lotérica, localizada no Mercado Adolpho Lisboa, na tarde de terça-feira. Imagens de uma câmera de segurança registraram toda a ação do suspeito.
Nas imagens, o homem aparece jogando gasolina na porta da lotérica e volta para uma fila que se formava do lado de fora do local. Depois, ele volta para a porta, puxa algo da bolsa e é impedido por um outro homem. Os dois começam a brigar, mas em determinado momento o fogo se espalha no local.
O suspeito é segurado por outras pessoas e chega a ser agredido. Ele teria cometido o crime após um desentendimento por não conseguir realizar um procedimento de saque no local, segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc).
Quatro pessoas que estavam na lotérica ficaram feridas e foram levadas pela população e por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital 28 de Agosto.
Já o suspeito de atear fogo no local foi detido pela Polícia Militar. Conforme as autoridades, ele tem 60 anos e foi levado pelo Samu ao Hospital João Lúcio.
Fonte: G1 Amazonas