Manaus registrou 17 homicídios entre sexta-feira (31) e domingo (1º), fim de semana de réveillon. Segundo as autoridades, a maior parte das mortes violentas foi causada por armas de fogo, mas também houve casos de assassinatos com arma branca e agressão física seguida de morte.
Homicídios motivados por discussões no trânsito, brigas e execuções marcaram a virada de ano em Manaus. Os assassinatos foram registrados em todas as seis zonas da capital. Veja os casos:
- Na tarde de sexta, o corpo de um homem foi encontrado no ramal do Acará, bairro Lago Azul, Zona Norte da capital. Segundo a família, ele foi vítima de espancamento e estava desaparecido desde quarta (28).
- Em um intervalo de poucas horas, dois homens de 45 e 50 anos, foram assassinados a tiros no quilômetro 46, da BR-174, na zona rural de Manaus. As circunstancias e autoria também são desconhecidas.
- Já na rua Doutor Waldir Centauro, bairro Zumbi dos Palmares, Zona Leste, um homem de 28 anos foi morto a tiros. Segundo a polícia, a vítima cumpria pena em regime semiaberto após ter sido preso por envolvimento com o tráfico de drogas.
- Também na tarde de sexta, um mulher foi assassinada após ser baleada em um ataque criminoso na Rua Visconde de Mauá, no Centro, Zona Sul de Manaus. O ataque foi registrado por câmeras de segurança, e outras cinco pessoas ficaram feridas. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde dessas vítimas.
- Durante a noite de sexta, houve o registro da morte de jovem de 24 anos assassinado a tiros no Beco Santa Luzia, Bairro Compensa, Zona Oeste da cidade. De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo efetuadas por um homem não identificado. O jovem chegou a ser socorrido e levado para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, mas não resistiu.
- Outro homicídio, causado por agressão física, também foi registrado na Rua Ararira, bairro São José Operário, Zona Leste. Ele foi levado para o Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, em Manaus.
Sábado
- Durante a madrugada de sábado (31), na Praça do Caranguejo, conjunto Eldorado, bairro Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul, um homem de 37 anos foi morto com diversos tiros.
- Na mesma madrugada, um investigador da Polícia Civil foi morto a tiros em um posto de combustíveis, no bairro Redenção, Zona Centro-Oeste. O policial não resistiu aos ferimentos, e morreu ainda no local.
- Já na Rua Urucurituba, bairro Colônia Terra Nova, Zona Norte, um homem de 36 anos também foi assassinado. As motivações e autoria do crime ainda são desconhecidas pelas autoridades.
- Horas mais tarde, uma mulher de 32 anos foi morta a tiros na Rua Jerônimo Ribeiro, bairro São Raimundo, Zona Oeste de capital. Segundo o relato da companheira da vítima, elas teriam estavam em um carro quando um outro veículo invadiu a contramão, e três homens, todos armados, saíram e atiraram diversas vezes contra elas. A vítima saiu do carro e tentou fugir, mas foi atingida nas costas e não resistiu. Os criminosos retornaram ao local para assassinar a testemunha, mas não havia munição. Ela ainda informou que correu para um abrigo no qual dispararam um tiro na porta.
- Mais tarde, um outro caso de homicídio foi registrado no bairro Novo Alexio, Zona Norte. Um homem de 28 de anos foi morto a tiros. Não há detalhes sobre o caso.
- Na Avenida Torquato Tapajós, bairro Colônia Terra Nova, Zona Norte de Manaus, um outro homicídio foi registrado. Não há informações sobre o caso.
Domingo
- Já no bairro Zumbi dos Palmares, Zona Leste, foi registrado um homicídio, por volta da 2h, um homem de 55 anos morreu vítima de agressão física.
- Ainda durante a madrugada, o corpo de um homem com sinais de esquartejamento foi encontrado no bairro Petrópolis, Zona Sul.
- Horas mais tarde, foi registrado o corpo de um homem de 49 anos, na Rua da Prosperidade, bairro Compensa, Zona Oeste.
- Segundo o BO, a vítima foi morreu após ser baleada durante uma briga no trânsito. Testemunhas contaram que o carro do suspeito atingiu o retrovisor da vítima, que foi tirar satisfações com o suspeito. Na ocasião, o motorista atirou contra o homem de 49 anos. A vítima foi encaminhada ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
- No Centro, um jovem de 26 anos, morreu após ser atingido por golpes de arma branca. Os detalhes do caso não foram divulgados.
Investigação
Os casos deverão ser investigados pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).
Fonte: G1 Amazonas