O ex-presidente Jair Bolsonaro se emocionou ao comentar a decisão de seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), de se licenciar do cargo de deputado federal para permanecer nos Estados Unidos. Durante um evento no Senado Federal sobre o Holocausto, Bolsonaro agradeceu ao ex-presidente norte-americano Donald Trump por “abraçar” seu filho e afirmou que a decisão representa um “sacrifício” em nome da liberdade.
“Todo sacrifício é válido quando se quer um país forte e independente”, declarou Bolsonaro, visivelmente emocionado. Ele também afirmou que a liberdade “vale mais do que a própria vida”.
Bolsonaro ressaltou sua gratidão a Trump pelo acolhimento de Eduardo nos EUA. “Tenho um profundo respeito, admiração e gratidão por Donald Trump. Sei que, no momento, ele continuará abraçando o meu filho, como demonstrou por ocasião desse pacto”, disse o ex-presidente.
A decisão de Eduardo Bolsonaro ocorre em meio ao avanço das investigações contra seu pai no Supremo Tribunal Federal (STF). O deputado justificou sua licença afirmando que pretende “buscar punições” contra o ministro Alexandre de Moraes e denunciou o que chama de “estado de exceção” no Brasil.
A saída do país acontece a poucos dias do julgamento que pode tornar Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022.