Os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski estão em New York para o evento “Lide Brazil Conference, e foram hostilizados pelos brasileiros que não aceitam a falta de transparência nas urnas, nem as censuras da qual o país vêm sofrendo. Manifestantes chegaram a cantar o Hino Nacional várias vezes ao longo do dia, munidos de bandeiras e cartazes em frente ao hotel onde os magistrados estão hospedados.
O Lide Brazil Conference Nova York tem como objetivo debater o respeito a liberdade, a democracia e a economia do Brasil a partir de 2023. Além dos ministros participam do evento mais de 260 empresários que fazem parte do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), do ex-governador de São Paulo João Doria, e será realizado em dois dias (14/11 e 15/11).
Hostilizados
Nas imagens divulgadas nas redes sociais, brasileiros gritam e xingam os magistrados quando eles saem do hotel pela porta principal para entrar em uma van, estacionada logo em frente.
Quando o ministro Gilmar Mendes sai do hotel rumo ao veículo, uma das pessoas grita: “O que é seu está guardado, seu bandido”.
Segurando cartazes com os dizeres “SOS Forças Armadas” e com vestimentas nas cores verde e amarelo, os manifestantes faziam gritos de ordem: “Ei, Xandão, seu lugar é na prisão”, em referência ao ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em outro momento, na Times Square, o ministro Luís Roberto Barroso é abordado na rua por uma mulher. Ela o questiona: “Como está, senhor juiz?” e responde: “Muito bem, senhora. Feliz pelo Brasil”.
Em seguida a mulher continuou o seguindo, mas ele entrou em uma loja para não ser mais incomodado.
Fonte: CNN