Na disputa pelo voto jovem nas eleições de outubro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está 31 pontos percentuais à frente do presidente e candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro. De acordo com uma nova pesquisa feita Datafolha feita somente com pessoas de 15 a 29 anos de 12 capitais, Lula chega a 51%, contra 20% de Bolsonaro. O petista também mostra força na pesquisa espontânea e venceria um segundo turno contra o atual presidente nesse segmento.
Um dia antes de divulgar sua mais nova pesquisa eleitoral nacional, o Datafolha publicou um levantamento segmentado com pessoas de 16 a 29 anos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém. Entre mulheres jovens, o ex-presidente chega a 58%, contra 16% de Bolsonaro e 10% de Ciro. Entre evangélicos, empata no limite da margem de erro com Bolsonaro (30% x 36%).
Lula também é bastante citado quando o entrevistador não apresenta opções de nome, a chamada pesquisa espontânea. O petista foi citado como o pré-candidato preferido de 41% dos jovens. Bolsonaro, por 17%. Outros 25% dizem não saber ainda em quem votarão e 13% afirmam que não apoiarão ninguém.
Em uma simulação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, 61% afirmaram que votarão no ex-presidente, contra 27%, no candidato do PL. Nesse cenário, 52% dos apoiadores de Ciro Gomes no primeiro turno migrariam para o ex-presidente, contra 25% que iriam em Bolsonaro.
Mesmo que as pesquisas não sejam diretamente comparáveis, o levantamento com os jovens das capitais vai ao encontro do que também vinha indicando a Datafolha nacional. Em junho, o segmento mais jovem da amostra da pesquisa (de 16 a 24 anos, não 29), mostrava Lula com 54%, Bolsonaro com 24% e Ciro com 10%.
Jovens divididos entre esquerda, centro e direita
O domínio de Lula sobre as preferências eleitorais dos jovens das capitais ocorre mesmo diante de um posicionamento político bem distribuído: 31% se dizem de esquerda, 30%, de centro, e 33%, de direita.
Inclusive, entre quem se considera de direita, a vantagem de Bolsonaro sobre Lula é pequena: 42% a 35%. Na esquerda, o petista chega a 78% das intenções de voto, contra 11% de Ciro e 4% de Bolsonaro. No centro, são 40% que votam em Lula, 19% em Ciro e 14% no atual presidente.
A pesquisa Datafolha presencial foi feita com 935 pessoas entre 16 e 29 anos anos em 12 capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém) nos dias 20 e 21 de julho. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O registro no TSE é BR-05688/2022.
Fonte: ExtraNoticias