Após uma cirurgia considerada delicada e que durou mais de 12 horas, realizada no último domingo (13/4), o ex-presidente Jair Bolsonaro se manifestou pela primeira vez nesta terça-feira (15/4), por meio de uma carta aberta publicada em suas redes sociais. No texto, ele atualiza seus apoiadores sobre o estado de saúde e agradece pelas mensagens de carinho e orações recebidas.
Bolsonaro relatou que o momento exige cuidados extremos e que segue rigorosamente as orientações médicas, que incluem restrições a visitas e estímulos que possam comprometer sua recuperação. “Os médicos explicaram que as primeiras 48 horas após a cirurgia são fundamentais para avaliar nossa recuperação. Esse é o período em que os órgãos que foram manipulados durante o procedimento de mais de 12 horas começam a desinflamar, permitindo observar os primeiros sinais de uma real situação”, escreveu.
O ex-presidente também agradeceu àqueles que têm respeitado seu recolhimento, destacando que apenas familiares e profissionais de saúde estão autorizados a acompanhá-lo de perto. “Isso é essencial para evitar conversas e estímulos que possam causar dilatação e até mesmo descolamento da parede abdominal – riscos que precisam ser evitados com máxima cautela frente ao enfrentado na sala de cirurgia.”
Segundo Bolsonaro, essa foi a cirurgia mais invasiva desde o atentado à faca sofrido durante a campanha eleitoral de 2018. “Permaneço concentrado no processo de recuperação, que pelo que entendo foi o procedimento mais invasivo que aconteceu, buscando forças para levantar da cama mais uma vez, após enfrentar a sexta cirurgia decorrente da facada sofrida por um antigo integrante do PSOL, aliado histórico do PT.”
Com tom de fé e gratidão, Bolsonaro afirmou considerar a cirurgia como mais um milagre em sua trajetória. “Sou imensamente grato a Deus por aquilo que considero mais um milagre em minha vida. Agradeço também ao povo brasileiro pela fé e pelas orações que tenho recebido, à minha esposa, filhos, família, aos amigos e aos profissionais de saúde que, com carinho e dedicação, têm me amparado nesse caminho.”
Encerrando a mensagem, Bolsonaro demonstrou disposição para enfrentar o processo de recuperação com esperança e força. “Tenho certeza de que, sem todos esses pilares, eu não teria a chance de me sentir como me sinto agora: com disposição e enorme vontade de voltar a andar e trabalhar, sempre ouvindo de perto o sentimento do povo brasileiro. Vamos superar mais esse desafio, um dia de cada vez. Muito obrigado pelo carinho, pela compreensão e pelas orações. Um forte abraço a todos!”, concluiu.