Seu dinheiro do “dia a dia” também pode trabalhar para você e se multiplicar! E, nesse caso, você nem precisa da sua corretora de valores. Afinal, há bancos e instituições bancárias que te permitem que seu dinheiro renda só de estar ali, existindo.
“E o dinheiro na poupança?”
Talvez você tenha se perguntado isso agora! Afinal, a poupança tem um rendimento… E você pode colocar e tirar o dinheiro dali quando quiser… Então, por que não ir pra poupança????
Você pode deixar seu dinheiro na poupança, mepoupeira e mepoupeiro, se você gostar de perder dinheiro.
A poupança rende, hoje, 70% da Taxa Selic. E a Taxa Selic é praticamente igual ao CDI. Hoje, essa taxa é de 2,75%. Então, se algo rende 100% do CDI, essa coisa rende 2,75% ao ano! E, se a poupança rende 70% da Taxa Selic, ela rende 1,92% ao ano.
Em outras palavras, QUALQUER UMA das opções que vou te contar neste post rende mais que a poupança!
Além disso, você perde dinheiro na poupança ao longo do tempo, porque ela fica MUITO atrás da inflação!
“Me Poupe!, mas a poupança é tão prática!!!”
E TODAS essas opções que vou te mostrar também são! Algumas, aliás, até mais práticas, porque nem exigem que você passe seu dinheiro de um lado pro outro: ele pode render na conta corrente, mesmo.
“Mas a poupança é segura!!!!”
É verdade: a poupança tem garantia do Fundo Garantidor de Crédito, o FGC! Ou seja, se você tem até 250 mil reais, aconteça o que acontecer, seu dinheito está protegido.
Mas ela não é a única com garantia do FGC! E as que não têm essa garantia podem ter outras, e serem lugares seguros pra você por o seu dinheiro. Mas preciso te explicar algumas coisas antes! Então, vamos logo ver quais opções são essas!
Nubank: 100% do CDI
O Nubank é um banco digital. Ou seja, ele não tem agências físicas e toda a sua operação é online!
E a conta corrente do Nubank, a NuConta, oferece rentabilidade a partir de 100% do CDI.
Neste post aqui, te contei tudo que você precisa saber sobre bancos digitais!
“A partir de” porque isso vale pro dinheiro que pode ser resgatado a qualquer momento! No entanto, o Nubank tem rentabilidades maiores, de até 112% do CDI, mas sem a liquidez imediata. Quanto maior a rentabilidade, maior o prazo de vencimento.
O Nubank é seguro?
O seu dinheiro nque está rendendo no Nubank pode ter a garantia do FGC. Mas, pra isso, você precisa pedir! É fácil: abra o aplicativo do Nubank e, nas configurações, vá em “Configurar conta”. Então, em “Opções de depósito”, ative o RDB.
“E o que isso tem a ver com FGC???”
Simples: o RDB é um tipo de fundo que é garantido pelo FGC. Ao ativar isso, o seu dinheiro que vai render 100% do CDI ficará aplicado num RDB e, portanto terá essa garantia.
Por outro lado, se você não ativar essa opção, seu dinheiro ficará aplicado em títulos públicos, separados do dinheiro do Nubank! Além disso, esses títulos são vigiados pela Comissão de Valores Mobiliários, a CVM.
Já guarda beeeem na sua cabeça essas informações, que mais pra frente tem outros casos bem parecidos e a explicação é exatamente a mesma!
Banco Inter: 100% do CDI
Assim como o Nubank, o Banco Inter rende 100% do CDI. Mas não é na conta corrente! Ou seja, não é só colocar seu dinheiro lá que ele começa a render, hein???
Pra ter a rentabilidade de 100% do CDI no Banco Inter, você precisa investir num CBD que esse banco tem disponível que oferece liquidez imediata. Isso quer dizer que você pode deixar seu dinheiro no CDB rendendo e, quando precisar, tirar a quantia exata dali.
Para isso, abra o app e vá em Investimentos e em Renda Fixa. Ali, você vai encontrar a opção de CDB Pós DI com liquidez diária. Então, é só investir!
Mas atenção: pra aproveitar esse investimento, você precisa de, no mínimo, 100 reais! E, por curiosidade, a cada 250 mil reais investidos, a rentabilidade aumenta em 0,5 ponto percentual. Ou seja, para ter 100,5% do CDI, você precisa investir 250 mil reais nesse CDB.
O Banco Inter é seguro?
O Banco Inter é um banco. E, como todos os bancos, ele tem a garantia do FGC para até 250 mil reais. Ou seja, se você quiser aproveitar a rentabilidade de 100,5% do CDB, saiba que esse dinheiro estará protegido pelo FGC… E nem um centavo a mais!
Afinal, a proteção do FGC é para 250 mil reais por CPF. Então, se você tiver 250.001 reais e o banco quebrar, você talvez perca um real.
PagBank: 100% do CDI, mas também 0,13% e 200%!
Pois é, mepoupeira e mepoupeiro, a rentabilidade do PagBank é mais complicada de entender. Mas eu tô aqui pra te explicar!
O PagBank tem uma conta chamada Conta Rendeira. Nela, a rentabilidade é de 100% do CDI… Até 1.500 reais. Tudo que você tiver acima de 1.500 reais rende 5% do CDI. Ou seja, 5% de 2,75%. Ou melhor, 0,13%! O que, cá entre nós, é praticamente nada.
Além disso, pra Conta Rendeira render mesmo, você precisa esperar pelo menos um mês. Ou seja, se você colocar seu dinheiro hoje e tirar daqui a 29 dias, não vai ter rentabilidade nenhuma!
Mas o PagBank tem uma outra opção que é bem mais interessante! Assim como no caso do Banco Inter, não é uma conta corrente que tem rentabilidade, e sim um CDB de 200% do CDI e com liquidez imediata! Mas esse CDB tem limite de até 5.000 reais.
O PagBank é seguro?
O CDB do PagBank, como todo CDB, tem garantia do FGC para até 250 mil reais investidos!
Por outro lado, a Conta Rendeira, não conta com essa proteção. No entanto, o próprio PagBank explica que o dinheir oque você deixar com eles é aplicado em Títulos Públicos, separado do dinheiro do PagSeguro (que é o dono do PagBank!), assim como acontece com o Nubank. Por isso, se algo acontecer com o PagBank, seu dinheiro não deve ser afetado.
PicPay: 150% do CDI
O PicPay, que surgiu como uma carteira digital, hoje também permite que seu dinheiro fique trabalhando pra você. No começo, o rendimento era de 210% do CDI, e muita gente ainda tá com esse número na cabeça. Mas, hoje, a rentabilidade é de 150% do CDI.
Aliás, vale SEMPRE ficar de olho em todos esses dados, tá? Afinal, as instituições podem mudar a rentabilidade – pra mais ou pra menos – , então é bom ver nos sites delas quais são as ofertas mais atuais.
O PicPay é seguro?
O PicPay não conta com proteção do FGC. Afinal, não é um banco, nem oferece uma conta corrente ou poupança.
Mas, assim como acontece com as outras instituições que não têm essa proteção, eles são obrigados a depositar seu dinheiro em Títulos Públicos, separados do patrimônio do PicPay.
Fonte: Mepoupe