Desde de que os primeiros casos do surto da Covid-19 apareceram na cidade de Manaus, foi vislumbrado um cenário desastroso gigantesco na economia do turismo local tendo em vista o que já estava ocorrendo mundo a fora, e aqui não foi diferente, a atividade do turismo foi uma das mais impactadas financeiramente.
E é por isso, que hoje conversamos sobre o tema e entrevistamos uma das sumidades no assunto, a Dra. Oreni Braga, onde buscamos saber como os impactos provenientes da Covid-19 que atingiram o setor na Cidade de Manaus e os Planos do Município para a retomada econômica desta atividade que é importantíssima para a economia local.
Ao ser questionada sobre as medidas adotadas pela Prefeitura de Manaus no âmbito de turismo, durante a pandemia da Covid-19, a mesma enfatizou:
“O Turismo foi e continua sendo o Setor da economia que mais sofreu com a pandemia do Covid-19. A Organização Mundial do Turismo – OMT, afirma que a retomada do setor só ocorrerá a partir de 2023. Alguns ensaios nacionais e internacionais já começam a ocorrer, porém em marcha lenta, muito longe dos movimentos turísticos mundiais de 2019.
No caso de Manaus, a situação foi muito mais grave, visto que é um Destino que depende quase que exclusivamente do modal aéreo e de um fluxo internacional importante. 2021 foi um ano difícil para operações turísticas em todos os segmentos, com raras exceções. Todavia, aproveitamos para planejar as ações estratégicas Turismo Municipal, sendo algumas realizadas ainda no último trimestre do ano como a prospecção e consolidação do Roteiro Turístico Religioso do Centro Histórico de Manaus; Curso de Capacitação para Monitores em Turismo Religioso; Visita Técnica e Oficina de Prospecção das Atividades Turísticas do Memorial Encontro das Águas; Visita Técnica e Oficina de Preparação da Comunidade Colônia Antônio Aleixo, preparando a comunidade para o Turismo no Memorial; Semana do Turismo em Comemoração ao Dia Internacional do Turismo; Projeto Básico e encaminhamento para Licitação do Plano de Turismo Sustentável de Manaus; Plano de Marketing Estratégico de Manaus e definição da MARCA Manaus; além de outras ações.”
Em seguida, perguntamos sobre quais estratégias a Prefeitura irá adotar para a retomada do turismo municipal, a Diretora respondeu:
“Na verdade a proposta na Gestão David Almeida é girar a chave e resgatar a imagem de Manaus como um dos fortes indutores de Turismo no Brasil. Com planejamento estratégico, articulação com os mercados e promoção efetiva da capital da Amazônia junto aos principais players mundiais do Turismo.”
Por fim, interpelamos sobre o que a Gestão Municipal projeta para o futuro, a Dra. Oreni replicou:
“A Prefeitura de Manaus por intermédio da ManausCult tem um desafio enorme, vez que o Covid-19 fez o Turismo brasileiro dar vários passos para trás e Manaus já vinha enfrentando um cenário muito ruim bem antes da pandemia.
No entanto, vamos implantar o Plano de Turismo Sustentável de Manaus e o Plano Estratégico de Marketing seguindo as diretrizes desses planos e perseguindo as metas estabelecidas, a fim de transformar Manaus no Hub da Amazônia Brasileira.”
A entrevistada é especialista em ecoturismo, gestão de parques, design de ecolodge e mestra em gestão e auditoria ambiental; por 14 anos foi Presidente da empresa estadual de turismo Amazonastur.